Conselho Universitário da USP aprova troca do Sisu por nova seleção no vestibular via Enem

Publicado em: 11 de novembro de 2022 Fonte: G1

Universidade passará a realizar a seleção de vagas pelo sistema Enem-USP, com isso, os candidatos serão convocados diretamente pela Fuvest a partir das notas que obtiverem nas provas do Enem.

O Conselho Universitário da USP aprovou nesta quinta-feira (10) uma nova opção de ingresso na graduação usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O sistema, chamado de Enem-USP, passará a realizar a seleção das vagas antes destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com isso, a USP deixará de oferecer vagas no sistema do Ministério da Educação.

A partir de 2023, os candidatos serão convocados diretamente pela Fuvest a partir das notas que obtiverem nas provas do Enem. Segundo a universidade, o objetivo da alteração é possibilitar que o estudante aprovado via Enem possa efetuar sua matrícula juntamente com o ingressante pela Fuvest, sem depender do sistema e do calendário do Sisu.

Além disso, o novo sistema contribuirá com o trabalho das comissões de heteroidentificação implementada a partir deste ano, em que comissões serão responsáveis pela averiguação da autodeclaração dos candidatos convocados para matrícula nas vagas reservadas para pretos e pardos.

Nos próximos dias, a universidade irá divulgar um edital com o calendário e orientações sobre a inscrição no novo sistema. A partir de 2023, as inscrições serão feitas obedecendo o mesmo calendário da Fuvest.

Neste ano, a USP oferece 11.147 vagas em seus cursos de graduação, das quais 8.211 são destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest e 2.936 vagas para o Enem-USP, sem alteração ao que já havia sido aprovado pelo Conselho Universitário em junho deste ano.

CONCURSO DE BOLSAS

Bolsas de estudos de até 50%

Inscrições abertas