Publicado em: 1 de novembro de 2023
Candidatos inscritos no Enem 2023 e que desejam concorrer a uma vaga na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) poderão se inscrever na modalidade Enem-Unicamp a partir do dia 1º de novembro. Por meio do site oficial da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), os interessados terão até as 17h do dia 30 de novembro para realizar a inscrição. Uma taxa de R$30 deve ser paga até 7 de dezembro. Confira aqui o edital.
Para o processo seletivo 2024, serão oferecidas 314 vagas na modalidade. Elas se dividem em dois grupos: 50% são reservadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública (ou que tenham obtido a certificação do ensino médio pelo Enem até o ano de 2016 ou exames oficiais), os outros 50% aos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígena.
Cada candidato pode se inscrever em até dois cursos. A lista de cursos e vagas está disponível no edital do processo seletivo.
É permitido um candidato se inscrever em mais de uma modalidade no processo seletivo 2024 simultaneamente. Isto é, alguém que tenha feito o vestibular tradicional no dia 29 de outubro também pode se inscrever no Enem-Unicamp caso realize a prova do Enem 2023.
Ao iniciar o período de chamadas, se for convocado nas duas modalidades no mesmo curso e chamada, valerá a modalidade do vestibular tradicional. Já no cenário de ser aprovado em cursos diferentes, na mesma chamada, é do candidato o dever de optar por uma das duas modalidades no ato de matrícula. Ao fazer isso, é excluído automaticamente da outra modalidade.
Veja como será calculada a nota
Segundo o edital, a nota do Enem do candidato será calculada da seguinte forma:
“Para efeito de composição da nota final ENEM do candidato (NFE), a nota de redação será padronizada. A padronização atribuirá 500 pontos à média e 100 pontos ao desvio padrão. A nota padronizada de redação (NR) do(a) candidato(a) será dada por:
NR = 500 + (N – M) x 100/DP
Em que:
N é a nota obtida pelo(a) candidato(a) informada pelo INEP na prova de redação.
M é a média das notas na prova de redação de todos(as) os(as) candidatos(as) inscritos(as) que obtiveram nota maior do que 0 (zero). M será arredondada para uma casa decimal com precisão de 0,5.
DP é o desvio padrão da distribuição de notas da prova de redação de todos(as) os(as) candidatos(as) inscritos(as) que obtiveram nota maior do que 0 (zero). DP será arredondado para uma casa decimal com precisão de 0,5.
A nota padronizada NR de cada candidato(a) será arredondada para uma casa decimal com precisão de 0,1.
Ao candidato será atribuída a Nota Final ENEM (NFE) por opção de curso. A NFE será dada por:
NFE = (p_m NM + p_LC NLC + p_CN NCN + p_CH NCH + p_R NR) / (p_m + p_LC + p_CN + p_CH + p_R)
Em que NM, NLC, NCN e NCH são as notas das provas de Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Ciências Humanas informadas pelo INEP.
NR é a nota padronizada da prova de Redação, enquanto p_m, p_LC, p_CN, p_CH e p_R são os respectivos pesos, conforme a tabela do Anexo II do edital.
A nota Final ENEM será arredondada para uma casa decimal com precisão de 0,1.
Candidatos ausentes ou com nota igual a zero em uma ou mais provas do ENEM serão desclassificados.”