A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) possui em seu Campus São Paulo os cursos de graduação: Biomedicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Tecnologias em Saúde com habilitação em Oftalmologia, Radiologia ou Informática em Saúde.

Com isto a UNIFESP forma diversos profissionais da área da saúde. Os cursos de Biomedicina, Enfermagem e Fonoaudiologia possuem 4 anos de duração, o curso de Medicina possui 6 anos de duração e foi o primeiro curso a ser criado na UNIFESP em 1966.

  • 2006 - foram abertos os cursos de graduação em Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional (Campus Baixada Santista);
  • 2007 - foram abertos os cursos de graduação em História, Ciências Sociais, Pedagogia e Filosofia (Campus Guarulhos), Farmácia/Bioquímica, ciências Biológicas, Química e Engenharia Química (Campus Diadema), Ciências da Computação (Campus São José dos Campos);
  • 2009 - foram abertos os cursos de graduação em História da Arte de Letras (Campus Guarulhos), Serviço Social (Campus Baixada Santista), Ciências Químicas e Farmacêuticas (Campus Diadema) e Matemática Computacional (Campus São José dos Campos);
  • 2010 - foram abertos os cursos de graduação em Ciências Ambientais e Licenciatura Plena em Ciências (Campus de Diadema) e
  • 2011 - foi inaugurado o Campus de Osasco que abriga a EPPEN (Escola Paulista de Política, Economia e Negócios), onde são ministrados os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais e a partir de 2013 o curso de Ciências Atuariais.

CAMPUS SÃO PAULO

Ciências Biológicas - mod. médica
Enfermagem
Fonoaudiologia
Medicina
Tecnologia em Informática
Tecnologia em Radiologia
Tecnologia Oftálmica
Tecnologias em Saúde

CAMPUS BAIXADA SANTISTA

Interdisciplinar em Ciência do Mar
Educação Física
Fisioterapia
Nutrição
Psicologia
Serviço Social
Terapia Ocupacional

CAMPUS DIADEMA

Farmácia e Bioquímica
Licenciatura Plena em Ciências
Química
Química Industrial
Ciências Ambientais
Ciências Biológicas
Engenharia Química

CAMPUS OSASCO

Administração
Ciências Atuariais
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Relações Internacionais

CAMPUS GUARULHOS

Ciências Sociais
Filosofia
História
História da Arte
Letras Português
Letras Português Espanhol
Letras Português Francês
Letras Português Inglês
Pedagogia

CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Ciência da Computação
Matemática Computacional

CURSO DE MEDICINA - UNIFESP

O graduado em Medicina é um profissional com domínio das ciências biológicas - dos eventos moleculares à anatomia - com especial apreço pela vida humana, pelas pessoas - suas necessidades e sofrimentos - compreendendo-as como sujeitos que fazem parte de um contexto social, cultural e histórico.

O objetivo do curso é formar um médico com conhecimento científico sólido e responsabilidade social. Para atingir este objetivo, durante a graduação o universitário tem acesso a um vasto conhecimento que vai desde as Bases Morfológicas até a complexa interação de conhecimentos necessários para a atenção aos pacientes. Isso lhe permite pesquisar, prevenir, diagnosticar, tratar e orientar satisfatoriamente portadores de doenças e, também, compreender a dimensão psicológica e social do processo saúde-doença.

Essa formação profissional é, desde o início do curso, norteada pela prática ética. O currículo nuclear é estruturado em módulos temáticos, nos quais diferentes disciplinas são passadas ao aluno de forma integrada. A duração do curso é de seis anos, divididos em três ciclos: Básico (1º e 2º anos), Profissionalizante (3º e 4º anos) e Internato (5º e 6º anos).

O Curso está estruturado de forma a proporcionar conhecimento científico sólido, sem esquecer, entretanto, que o bom médico deve combinar técnicas científicas com compaixão e responsabilidade social. Desde o princípio do curso, busca-se ensinar ao aluno as responsabilidades e qualidades humanísticas que envolvem ajuda ao paciente: no sofrimento; na doença; no envelhecimento; nas interações com a família; na interação com outros profissionais daárea de saúde; nas interações com a comunidade.

Em 1997, foi implantado o novo currículo médico, denominado Currículo Nuclear como ponto de partida para as transformações que seriam necessárias para o preparo do médico cidadão deste milênio.

O Currículo Nuclear é dividido em três ciclos:

  • Ciclo Básico (1ª e 2ª séries) constituído pelos seguintes módulos / disciplinas: 1ª série - Bases Morfológicas da Medicina, Organização Funcional do Corpo Humano, Observação das Práticas Médicas (observação de diferentes ambientes de prática profissional e discussões), Psicologia Médica, Saúde Coletiva: Política de Saúde no Brasil e o SistemaÚnico de Saúde, Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros: Cardiologia, Unidade de Cuidados Intensivos, Introdução às Técnicas Básicas. 2ª série - Bases da Medicina Celular e Molecular, Epidemiologia, Bioestatística, Sociologia Médica, Psicologia Médica, Educação e Comunicação em Saúde, Farmacologia e Psicobiologia, Anatomia Patológica, Semiologia Integrada, Atendimento Pré- Hospitalar, disciplinas eletivas.
  • Ciclo Profissionalizante (3ª e 4ª séries) constituído pelos seguintes módulo / disciplinas: 3ª série - Semiologia do Adulto e da Criança, Epidemiologia, Genética Médica, Fundamentos em Oncologia, Infectologia, Bases da Medicina por Sistemas e Aparelhos, Anatomia Topográfica, disciplinas eletivas. 4ª série - Bases da Medicina por Sistemas e Aparelhos, Infectologia, Geriatria, Oftalmologia, Medicina Legal, disciplinas eletivas.
  • Internato (5ª e 6ª séries) - estágios em Serviços Hospitalares de diferentes níveis de complexidade (Enfermarias, Emergências, Ambulatórios) e em Unidades de Atenção Básica nas seguintes áreas: Medicina do Adulto, da Criança e do Adolescente, Ginecologia, Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Preventiva e Especialidades Clínicas e Cirúrgicas, Suporte Avançado de Vida em Cardiologia.

siga o elite

Rua Luís Otávio, 2535, Mansões Santo Antônio - Campinas - SP