A história da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é bem recente. A Unicamp teve seu campus instalado oficialmente em 5 de outubro de 1966. Poucos anos mais tarde já havia se firmado como uma das principais universidades brasileiras e latino-americanas, verdadeira usina de pesquisas avançadas e de interesse social, hoje inteiramente consolidada.

Assim, a Unicamp soube aliar sua juventude a uma forte experiência na produção de conhecimento novo em praticamente todas as áreas. Não por acaso, concentra 15% de toda a produção científica brasileira e cerca de 10% da pós-graduação nacional. Isto faz com que mantenha áreas de compatibilidade científica e tecnológica com os principais centros de pesquisa do mundo, com os quais mantém mais de uma centena de convênios de cooperação.

A Unicamp é uma autarquia, autônoma em política educacional, mas subordinada ao governo estadual no que se refere a subsídios para a sua operação. Assim, os recursos financeiros são obtidos em sua maior parte do Governo do Estado de São Paulo, através da quota parte do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e de instituições nacionais e internacionais de fomento.

A Unicamp está situada em local onde já existiram cafezais e canaviais em outros tempos. O campus principal, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas (há outros em Piracicaba e Limeira) tem o nome de Zeferino Vaz, que foi quem a sonhou a Universidade e a viu nascer, no ano de 1966. Desde a sua fundação a Unicamp tem dado um grande valor à presença de estudantes e professores estrangeiros, por entender que a experiência universitária e o saber científico, no mundo moderno, são realidades Globais.

Em 2001 a Unicamp contava com 11.625 alunos de graduação e 9.428 alunos de pós-graduação. A maioria dos graduandos vem do Estado de São Paulo. Na pós-graduanção, entretanto, a grande maioria procede dos demais estados brasileiros. O corpo docente inclui cerca de 1.800 professores. Os estudantes não pagam mensalidades escolares, uma vez que a Universidade é subvencionada pelo governo estadual. Mas taxas ou pequenas despesas poderão ocorrer no caso de cursos de extensão universitária ou de especialização.

siga o elite

Rua Luís Otávio, 2535, Mansões Santo Antônio - Campinas - SP