O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é baseado na metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), que garante a comparabilidade das notas entre diferentes edições a partir da calibração do grau de dificuldade das questões. Dessa forma, as questões do exame são distribuídas em graus diferenciados de complexidade e, simplificadamente, podemos afirmar que, no cálculo final da nota em cada área, as questões mais difíceis valem mais que as questões menos complexas.

Confira abaixo as notas máximas e mínimas do Enem 2015:

Notas Enem 2015
Prova Máxima Mínima
Matemática 1.008,3 280,2
Ciências da Natureza 875,2 334,3
Ciências Humanas 850,6 314,3
Linguagens e Códigos 825,8 302,6

É importante lembrar que apenas a prova de redação pode ser zerada porque a pontuação varia numa escala fixa que vai de 0 a 1.000 pontos. Além disso, é corrigida por meio de um modelo diferenciado e menos complexo do que as outras do Enem.



Na edição do Enem 2016, o exame será constituído de 1 (uma) redação em língua portuguesa e de 4 (quatro) provas objetivas, contendo cada uma 45 (quarenta e cinco) questões de múltipla escolha com níveis de complexidade diferentes.

As 4 (quatro) provas objetivas e a redação avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do Ensino Médio e os respectivos componentes curriculares:

Áreas de Conhecimento Componentes Curriculares Duração
Ciências Humanas e suas Tecnologias História, Geografia, Filosofia e Sociologia 1º dia - 4h 30min
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química, Física e Biologia
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol),
Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
2º dia - 5h 30min
Matemática e suas Tecnologias Matemática

HORÁRIOS DO EXAME

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30min
  • Saída permitida: a partir de 15h30min
  • Saída com o caderno de questões:
    • dia 1: 17h
    • dia 2: 18h
  • Término das provas:
    • dia 1: 17h30min
    • dia 2: 18h30min
  • Estimativa: Se a Redação ocupar uma hora do estudante, o tempo médio para a resolução de cada teste será de 3 minutos

HABILIDADES PROCURADAS

I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.

II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

locais de prova

Os locais de provas serão informados no Cartão de Confirmação da Inscrição disponível na página do participante, no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante, sendo de responsabilidade do participante sua verificação.
O Cartão de Confirmação da Inscrição contém: número de inscrição; data; hora; local de realização das provas; indicação do(s) atendimento(s) (se for o caso); opção de língua estrangeira; solicitação de certificação (se for o caso).

RECOMENDAÇÕES PARA OS DIAS DE PROVA

É recomendado a todos os participantes que compareçam ao local de realização das provas até às 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília-DF. É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas, Cartão de Confirmação de Inscrição e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Por motivo de segurança, não será permitido aos participantes se ausentarem da sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame. Os participantes só poderão sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos de prova.

Objetos proibidos:

O participante não poderá utilizar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, fone de ouvido, gorro e similares nem portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Caso esteja portando esses objetos, eles deverão ser mantidos sob a cadeira armazenados no porta-objetos.

Documentos válidos para identificação do participante: cédulas de identidade (RG); Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.

Não serão aceitos como documentos de identidade: protocolos, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou ainda, cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas.

Correção da redação?

A redação é corrigida por dois especialistas, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Cada corretor atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências totalizando 1000 (mil) pontos. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso ocorra uma diferença de 100 pontos ou mais entre as duas notas totais (numa escala de 0 a 1000) ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 (oitenta) pontos (numa escala de 0 a 200), a redação passará por uma terceira correção. Caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e pelo menos um dos outros dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartadas as notas não convergentes. Caso o terceiro corretor apresente discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final ao participante, sendo descartadas as notas anteriores.

Nota zero na redação:

A redação pode levar nota zero nos seguintes casos:

a) quando o texto não atender à proposta solicitada ou possuir outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará "fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual";

b) quando inexistir texto escrito na folha de redação, ela será considerada "em branco";

c) quando o texto apresentar até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, o que configurará "texto insuficiente" – quando a redação contiver linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões, serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas;

d) caso o texto contenha impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, bem como que desrespeite os direitos humanos e apresente parte do texto desconectada com o tema proposto de forma a caracterizar descompromisso com o exame, quando a redação será considerada "anulada".

siga o elite

Rua Luís Otávio, 2535, Mansões Santo Antônio - Campinas - SP