Prazo para inscrições do vestibular da UFPR termina nesta quinta-feira

Atualizada: 15 de set/2016

Fonte: Site G1

Taxa é de R$ 120 e as inscrições devem ser feitas pela internet.

Provas da primeira fase estão marcadas para o dia 23 de outubro.

O prazo para as inscrições do vestibular 2016/2017 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que começoou no dia 18 de agosto, termina nesta quinta-feira (15). A taxa é de R$ 120 e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet.

A relação candidato-vaga por curso deve ser divulgada na quinta-feira (22). 

As provas da primeira fase do vestibular estão marcadas para o dia 23 de outubro. Já a segunda fase, composta de uma prova de produção e compreensão de textos, deve ocorrer no dia 27 de novembro. Um dia depois, os estudantes que vão concorrer aos cursos que exigem provas de conhecimentos específicos farão uma terceira prova.

Estudantes com renda familiar baixa podem pedir a isenção da taxa. Para isso, é preciso preencher o formulário disponível no site do Núcleo de Concursos da UFPR, entre os dias 18 e 29 de agosto.

Sistema de cotas
Do total de vagas abertas, a UFPR vai destinar 50% ao sistema de cotas. A outra metade será distribuída na concorrência geral. Dentre as vagas com cotas, a UFPR vai distribuir a concorrência em quatro grupos.

O primeiro é para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. O segundo grupo é para estudantes com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas, independente da cor da pele.

O terceiro grupo é para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Neste caso, a renda não é determinante, mas os candidatos devem ter cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

O quarto grupo é semelhante ao terceiro. Neste, a renda e a cor da pele não são determinantes. Contudo, também é preciso ter cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas.

Os candidatos que já possuem curso superior não podem concorrer às vagas destinadas aos cotistas.

Seleção estendida
Alguns cursos da UFPR contam com um sistema de seleção estendida, ou seja, que vai além das provas do vestibular. Os alunos de estatística, matemática e matemática industrial serão avaliados em duas disciplinas durante o primeiro semestre letivo. O sucesso nelas é que vai garantir a continuidade do aluno no curso.

Os alunos classificados para a segunda fase no curso de música, devem fazer ainda uma prova objetiva de música e uma prova prática. Uma banca composta por professores do curso vai desenvolver a prova.

Para a prova de produção e compreensão de textos, a UFPR listou uma série de obras literárias: “A Última Quimera” (de Ana Miranda), “Clara dos Anjos”  (Lima Barreto), “Claro Enigma” (Carlos Drummond de Andrade), “Eles Não Usam Black-tie” (Gianfrancesco Guarnieri), “Fogo Morto” (José Lins do Rego), “Lavoura Arcaica” (Raduan Nassar), “Os Dois ou o Inglês Maquinista” (Luís Carlos Martins Pena), “Sermão de Santo Antônio [aos peixes]” (Antônio Vieira), “Últimos Cantos” (Gonçalves Dias), e “ Várias Histórias” (Machado de Assis).

Fonte:

Site G1

siga o elite

Rua Luís Otávio, 2535, Mansões Santo Antônio - Campinas - SP