Alunos do ITA são destaque do Brasil em olimpíada internacional de matemática

Atualizada: 10 de Ago/2015

Fonte: Site ITA

Entre os dias 28 de julho e 02 de agosto, um total de 326 estudantes de mais de 70 universidades do mundo inteiro disputaram a 22th International Mathematics Competition for University Students (IMC), realizada em Blagoevgrad, na Bulgária.

O desafio é solucionar, em duas sessões de cinco horas cada, problemas das áreas de álgebra, análise (real e complexa) e análise combinatória. Cada item deve ser precisamente formulado, incluindo a apresentação do resultado de forma detalhada.

O melhor resultado do Brasil neste ano foi do aluno Glauber de Lima Guarinello, do ITA, que ficou na 35ª posição e conquistou medalha de ouro, tendo feito 61 pontos de 100 possíveis. Os alunos Tadeu Pires de Matos Belfort Neto (ITA) e André Macieira Braga (UFMG) marcaram cada um 53 pontos e também obtiveram ouro. Neste ano de 2015 participaram da IMC alunos das seguintes universidades brasileiras: Unicamp, IME, ITA, UFRJ, UFMG, UFU, UFRN, UFRGS e PUC-Rio, em um total de 20 estudantes.



A equipe do ITA, composta por cinco alunos, teve quatro alunos premiados, conquistando duas medalhas de ouro (first prize), uma medalha de prata (second prize) e uma de bronze (third prize). As duas medalhas de ouro no mesmo ano são uma conquista inédita para o ITA e um resultado de destaque entre as escolas brasileiras.

Quanto à classificação por equipes, leva-se em conta a pontuação dos três melhores alunos e também a média de todos os alunos da equipe. Com esse critério, a equipe do ITA ficou na 15ª posição na classificação geral por universidades, sendo o primeiro lugar da América Latina. A equipe da UFMG ficou na 19ª posição entre as 74 equipes de universidades presentes.

A participação da equipe do ITA foi coordenada pelo Prof. Armando Gouveia, da Divisão de Ciência da Computação. O professor afirma que o ótimo resultado alcançado pela equipe deveu-se ao preparo e competência dos alunos, viabilizado pelo patrocínio de empresas que se dispuseram a financiar os estudantes; e ressalta a necessidade da continuidade desse apoio para os próximos eventos. Neste ano a viagem à Bulgária, a inscrição no evento e a hospedagem para os alunos do ITA foram patrocinadas pelas empresas Embraer, Lecrec, Mais Unidos e pelo empresário Walter Schalka. Os alunos do ITA contaram com o apoio da Associação Acadêmica Santos-Dumont.

    Seguem abaixo os resultados dos alunos do ITA:
  • Glauber de Lima Guarinello - Ouro (First Prize)
  • Tadeu Pires de Matos Belfort Neto - Ouro (First Prize)
  • Victor Tadeu Tetsuo Suzuki - Prata (Second Prize)
  • Daniel Roediger - Bronze (Third Prize)
  • Arthur Andrades Covatti - Menção Honrosa

Maiores informações:

www.ita.br

siga o elite

Rua Luís Otávio, 2535, Mansões Santo Antônio - Campinas - SP